É muito comum associar o ácido hialurônico para o rosto como algo que ajuda a dar volume ou a realçar determinadas características físicas na face. No entanto, essa substância pode fazer mais pela sua pele do que você imagina.
Com grande poder de hidratação e ação antioxidante, o ácido hialurônico pode ser inserido na rotina de skincare de diversas formas e trazer resultados incríveis. Para isso, é importante entender o que é essa substância, para que serve, como usá-la e o que considerar na hora de escolher um produto com esse ingrediente. Vamos lá?
O que é o ácido hialurônico?
Produzido naturalmente pelo organismo, o ácido hialurônico está presente na pele e em outras partes do corpo, como nas articulações e nos olhos. Com textura viscosa, seu principal papel na pele é preencher os espaços entre as células, mantendo-a hidratada e elástica.
A substância também é conhecida pela sua capacidade higroscópica, ou seja, de absorver a água do ambiente e reter uma grande quantidade na pele. Para se ter uma ideia, 1 grama de ácido hialurônico pode conter até 6 litros de água, característica que o torna um excelente hidratante.
Para que serve o ácido hialurônico?
Por ser o órgão com a maior concentração de ácido hialurônico no organismo, a pele depende dessa substância para manter sua saúde, integridade e beleza natural. Entre seus principais benefícios estão o alto poder de hidratação, a ação antioxidante e o efeito preenchedor. Ainda, o ativo pode ajudar nos cuidados com as unhas e os cabelos.
Hidratação da pele
Devido a sua capacidade umectante, a hidratação da pele é um dos pontos fortes do ácido hialurônico para o rosto. Ao atrair e reter água, ele atua para compensar a perda de componentes naturais a nível celular, além de ajudar a restaurar a barreira cutânea e a integridade das fibras de colágeno e elastina, promovendo volume facial e melhora na elasticidade, na textura e na firmeza da pele. Logo, manter níveis adequados de ácido hialurônico pode ser recomendado para prevenir os primeiros sinais do envelhecimento, como o surgimento de rugas e linhas de expressão.
Proteção antioxidante
O ácido hialurônico também atua na proteção da pele contra os radicais livres, especialmente os originados pela radiação solar. Por isso, alguns protetores solares contêm o ingrediente em suas formulações, pois ele ajuda na resposta do corpo aos efeitos nocivos causados pelos raios UV.
Ainda, a substância tem sido utilizada no tratamento da rosácea, por apresentar efeito anti-inflamatório e reforçar a capacidade antioxidante natural da pele. Além de reduzir os sintomas de vermelhidão, sensação de calor e surgimento de vasinhos ou bolinhas na região central da face (sintomas característicos da rosácea), o ácido hialurônico também ajuda a diminuir a sensibilidade da pele.
Preenchimento
Além da função natural de preencher os espaços entre as células, o ácido hialurônico tem sido utilizado em procedimentos injetáveis por pessoas que procuram compensar as perdas relacionada à idade, reduzindo sinais de envelhecimento, como rugas, linhas de expressão e flacidez, e aumentando o volume e a elasticidade da pele.
No Brasil, o uso do ácido hialurônico em preenchimentos dérmicos é aprovado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica como procedimentos seguros, desde que realizados por profissionais capacitados.
Cuidado para unhas e cabelos
A hidratação e a proteção antioxidante conferidas à pele, também podem se estender aos cabelos e unhas. O ácido hialurônico contribui para revitalizar os folículos pilosos (responsáveis pela produção e crescimento dos pelos), assim como para neutralizar o estresse oxidativo provocado por fatores internos e externos, como a radiação ultravioleta.
Ainda, ajuda a fortalecer unhas quebradiças ao promover uma hidratação profunda, melhorando sua resistência e aparência.
Quais os tipos de ácido hialurônico?
A ação do ácido hialurônico na pele está diretamente relacionada ao seu peso molecular. É isso mesmo! As moléculas dessa substância não são todas iguais. Elas apresentam tamanhos diferentes, fazendo com que algumas penetrem a pele com mais facilidade, enquanto outras se mantenham na superfície.
- Alto peso molecular: são moléculas maiores que não conseguem penetrar na pele. Por isso, elas permanecem na superfície e formam um filme não oclusivo, capaz de reter e limitar a perda de água. Sua principal função é hidratar a pele.
- Médio peso molecular: essas moléculas conseguem atravessar a barreira cutânea, levando água e promovendo a hidratação da derme e da epiderme. Também atuam no reforço do sistema imune e na reparação das células da pele, ajudando a acelerar a cicatrização.
- Baixíssimo peso molecular: são as moléculas menores e que têm efeito nas camadas mais profundas da pele, como a derme. Elas são responsáveis por estimular a produção de colágeno, promover a hidratação e aumentar o volume facial, além de manter as células da pele coesas para evitar a perda de água e garantir a função de barreira.
Como inserir o ácido hialurônico na rotina de skincare?
Assim como o colágeno, a produção natural de ácido hialurônico diminui com o passar dos anos, fator que contribui para o envelhecimento e ressecamento da pele. Por isso, a reposição pode ser um bom caminho para evitar esses efeitos ao longo do tempo e manter a pele mais saudável.
Uma maneira eficaz de fazer isso é inserir cosméticos com ácido hialurônico na sua rotina de skincare. Após a limpeza facial, procure aplicar séruns e cremes hidratantes com ácido hialurônico em suas formulações. Ainda, vale observar se esses produtos apresentam o ingrediente em diferentes pesos moleculares, pois assim as camadas mais profundas da pele também serão beneficiadas.
Quais outras formas de usar ácido hialurônico?
Além do uso tópico, o ácido hialurônico também está disponível para uso oral, por meio de suplementos, e em versões injetáveis para serem aplicadas em camadas mais profundas da pele, como a derme, que fica abaixo da epiderme (camada mais superficial da pele).
Suplementos
O uso do ácido hialurônico em suplementos alimentares foi aprovado no Brasil em 2019, pela Anvisa. A partir disso, além de aplicar na pele, outra forma de repor no organismo passou a ser por meio da ingestão.
Entre as opções disponíveis no mercado estão produtos contendo apenas ácido hialurônico ou fórmulas mais elaboradas, como os suplementos de colágeno em pó, contendo a substância, e os nutricosméticos. Ricos em nutrientes, esses produtos podem ser combinados com a aplicação de cosméticos, trazendo ainda mais benefícios para a pele, o cabelo e as unhas.
Uma dica importante na escolha do melhor suplemento, é sempre observar a combinação de ingredientes (vitaminas, minerais, antioxidantes, entre outros) e a concentração de cada um deles, para se obter melhores resultados.
Injetáveis
O ácido hialurônico também pode ser injetado. Para isso, é recomendado procurar um dermatologista ou profissional capacitado para realizar o procedimento. Apesar de não ser invasiva, a aplicação deve ser feita nos lugares corretos e na quantidade adequada para se obter o resultado desejado.
Os principais objetivos da aplicação são dar volume, melhorar os contornos da face e corrigir pequenas assimetrias do rosto. Também atua no preenchimento de sinais e linhas finas, além de hidratar a pele. Pode ser realizada nos lábios, mandíbulas, olheiras, bigode chinês, e até mesmo para tratar celulites.
Qualquer pessoa pode usar ácido hialurônico?
A substância é considerada segura e raramente apresenta efeitos colaterais. Em cosméticos, costuma ser bem tolerado por homens e mulheres, com diferentes tipos de pele, inclusive as oleosas que também precisam de hidratação. Já na forma injetável e para consumo oral (suplementos), um profissional habilitado deve ser consultado antes do uso.
Pode usar ácido hialurônico todos os dias?
Por conter a palavra “ácido” no nome, muitas pessoas acreditam que é melhor evitar o uso de cosméticos com ácido hialurônico durante o dia ou estações mais quentes, como o verão, devido à maior exposição solar. No entanto, vale ressaltar que essa substância está presente naturalmente no organismo, em diversos tecidos, e não é considerada abrasiva ou inimiga do sol. Ainda, as fórmulas cosméticas com ácido hialurônico costumam ser mais suaves e não causam descamação, como os outros tipos de ácidos.
Logo, a resposta é sim. Você pode inserir o ácido hialurônico na sua rotina, em produtos de uso diurno, noturno ou ambos, assim como combinar as formas tópica, oral e injetável, seguindo orientação profissional. Sem problemas.
O que considerar ao escolher produtos com ácido hialurônico?
Com tantas opções, pode ser difícil escolher o melhor produto com ácido hialurônico para o rosto. Algumas dicas que podem ajudar nesse sentido são:
- avaliar atentamente a lista de ingredientes e identificar se a composição do produto entrega os ativos que sua pele precisa no momento;
- observar qual é o peso molecular do ácido hialurônico disponível na fórmula (agora você já sabe que cada peso molecular oferece benefícios diferentes para a sua pele);
- buscar orientação de um dermatologista para identificar o que sua pele precisa no momento, assim como para o uso de cosméticos, suplementos e injetáveis;
- escolher produtos seguros, livres de substâncias que podem contribuir para o aumento da carga tóxica no organismo.
Agora que você sabe tudo sobre o ácido hialurônico, que tal conhecer outros ativos cosméticos hidratantes que contribuem para uma pele mais saudável? Continue com a gente e saiba como hidratar a pele, manter seu equilíbrio e naturalidade.