O que é o ciclo circadiano?
O ciclo circadiano ou ritmo circadiano compreende o período de 24 horas (dia e noite) e é responsável pelo metabolismo e pelo comportamento fisiológico, fazendo com que todas as células do organismo funcionem de maneira otimizada.
Influenciado pela luz e pela escuridão, o cérebro recebe diferentes estímulos que interferem na produção de hormônios, como o cortisol, a melatonina e a insulina, na alteração da temperatura corporal e na regulação do metabolismo.
Quem regula o ciclo circadiano?
O ciclo circadiano é regulado pelo hipotálamo, localizado no centro do cérebro. A presença de luz, seja natural ou artificial, é captada pela retina, que envia sinais para o núcleo supraquiasmático (conhecido como relógio biológico) e, posteriormente, para a glândula pineal. Esse estímulo faz com que a produção e liberação de melatonina, também conhecida como “hormônio do sono”, seja encerrada, levando ao despertar.
Por outro lado, na ausência de luz (escuridão), o núcleo supraquiasmático envia o recado para que a produção e liberação de melatonina seja iniciada, induzindo ao sono.
E assim se estabelece o ciclo sono e vigília. É por isso que abrir as cortinas e deixar a luz entrar no quarto pela manhã auxilia a acordar, enquanto um quarto mais escuro à noite e sem o estímulo de luzes artificiais contribui para o adormecer e para um sono de qualidade.
A luz também responde pela produção de outro hormônio, o cortisol. Por meio dela, o cérebro envia sinais para que as glândulas suprarrenais aumentem a produção de cortisol, responsável por despertar e deixar o corpo mais alerta.
Qual a sua importância para o organismo?
Como responsável por regular as atividades do corpo durante o dia e a noite, o ciclo circadiano influencia:
- na pressão arterial;
- no estado de alerta, no horário e na qualidade do sono;
- na temperatura corporal;
- na liberação de hormônios, como a melatonina, o cortisol e a insulina;
- no metabolismo;
- no apetite (regulação dos níveis de grelina e leptina);
- na construção de um sistema imunológico mais saudável;
- na resposta do corpo a doenças inflamatórias;
- na memória e no humor.
O sono da beleza realmente existe?
Sim. O sono da beleza não se trata de um mito. Uma noite bem dormida é capaz de regenerar o corpo por inteiro e trazer diversos benefícios para a saúde, inclusive para a pele.
Isso porque, durante à noite, a pele passa por um processo de regeneração e reparação celular, responsável por devolver sua luminosidade e melhorar seu aspecto.
Além disso, um estudo publicado no periódico Nature Cell Biology aponta que o ciclo circadiano regulado é capaz de reabastecer as fibras de colágeno perdidas. Esse processo protege as partes permanentes da matriz (fibras mais grossas), contribuindo para a manutenção do colágeno ao longo da vida.
O colágeno é uma proteína fundamental para a sustentação, resistência e elasticidade de diversas partes do corpo, entre elas a pele, os ossos, as articulações e até mesmo o intestino.
Como funciona o ciclo circadiano da pele?
Embora o ciclo circadiano seja regulado pelo núcleo supraquiasmático, a pele, por ser o maior órgão de contato com o ambiente externo, apresenta osciladores periféricos para a regulação de processos locais de acordo com os estímulos recebidos (poluição, radiação solar e oscilações de temperatura).
Logo, assim como o corpo está sujeito ao ciclo dia e noite, a pele também apresenta um biorritmo próprio, adaptando suas funções de acordo com as variações ambientais, principalmente a oscilação entre luz e escuro.
O que acontece com a pele durante o dia?
Ao acordar, a pele desperta todo o seu potencial de autoproteção. Devido a maior exposição aos raios solares, poluição e outros agentes ambientais, o órgão precisa aumentar sua função protetora, reduzir a permeabilidade cutânea e a proliferação de microrganismos.
Por isso, durante o dia, a pele:
- fica mais oleosa, devido ao aumento na produção sebácea;
- eleva o pH para se defender dos microrganismos;
- perde menos água (menor perda transepidérmica);
- apresenta atividade celular e circulação sanguínea reduzida;
- aumenta a densidade cutânea, reduzindo a permeabilidade de ativos;
- apresenta menor reação inflamatória, graças a atividade do cortisol.
Cuidados necessários
Alguns cuidados que podem contribuir para trabalhar a favor da sua pele durante o dia são:
- lavar o rosto ao acordar, preferencialmente com um produto suave que elimine as toxinas liberadas durante à noite, mas não remova toda a oleosidade ou prejudique a integridade da barreira cutânea;
- hidratar a pele, para manter os níveis de produção de água e preservar o manto hidrolipídico;
- usar protetor solar, para reduzir os danos provocados pelos raios ultravioletas, pelas luzes artificiais das lâmpadas e dos equipamentos eletrônicos, além de outros agentes ambientais.
O que acontece com a pele durante à noite?
Quando anoitece, o relógio biológico entende que é hora do corpo descansar. Nesse momento a pele não é mais submetida às agressões externas, há o aumento da vascularização e o início de processos importantes como a reparação e a regeneração celular.
Esse é o momento perfeito para o uso de produtos ricos em nutrientes que penetram mais profundamente na pele e que irão reparar os danos causados ao longo do dia.
Isso porque à noite é o momento em que a pele:
- reduz as secreções sebáceas e sudoríparas;
- diminui a barreira epidérmica;
- aumenta a permeabilidade cutânea;
- apresenta maior perda de água transepidérmica e reação inflamatória;
- possui maior vascularização e temperatura cutânea;
- aumenta a atividade celular (proliferação e reparação).
Cuidados necessários
Por isso, à noite, é o melhor momento para:
- fazer uma boa limpeza na pele e remover todas as toxinas acumuladas durante o dia;
- hidratar a pele e usar produtos ricos em nutrientes que estimulam a regeneração das fibras de colágeno e elastina, além de reparar o tecido epitelial;
- usar produtos com ativos calmantes.
Conhecer o ciclo circadiano é trabalhar a favor da pele
Quando você entende como funciona o ciclo circadiano da pele, fica mais fácil compreender a importância de manter uma rotina de cuidados, assim como escolher os produtos que trabalham a favor da sua natureza.
Quer saber mais sobre o assunto e como obter a melhor versão da sua pele? Confira nosso artigo sobre “Skincare: autocuidado para o equilíbrio do corpo”.