Cleanical: a evolução do movimento beleza limpa

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Atualizado em 04.04.2025 | Postado em 11.02.2025
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Descubra como a beleza limpa está unindo ciência, segurança, alta performance e sustentabilidade em uma nova era do skincare. Vem com a gente para saber tudo sobre essa tendência!

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O que é a tendência cleanical no skincare?

O termo cleanical ou clean-ical é uma combinação das palavras clean (limpo) e clinical (clínico). No skincare, essa tendência representa uma evolução do conceito de clean beauty e une o melhor dos mundos: a filosofia dos produtos limpos e sustentáveis (e toda a pureza dos seus ingredientes) e a eficácia cientificamente comprovada dos ativos utilizados e/ou do produto final.

Nos últimos anos, o mercado da beleza, que já estava trabalhando para abandonar substâncias potencialmente nocivas e adotar processos de produção mais sustentáveis, evoluiu e passou a priorizar também formulações com ingredientes testados clinicamente e que apresentam benefícios comprovados pela ciência.

Essa transição reflete a tendência cleanical, uma resposta às demandas dos consumidores, cada vez mais conscientes na escolha de produtos seguros para a saúde e para o meio ambiente, sem abrir mão da alta performance e dos resultados reais.

Quais são os benefícios dos produtos cleanical para a pele?

A escolha por esse tipo de produto traz diversos benefícios para a pele, para a saúde de modo geral e para o meio ambiente. Entre eles estão:

Segurança e transparência

As fórmulas cleanical são desenvolvidas com ingredientes cuidadosamente selecionados e livres de substâncias que, quando acumuladas no organismo, podem gerar uma carga tóxica, causando irritações, alergias e outros problemas de saúde.

As marcas que seguem essa tendência costumam ser transparentes em relação à composição de seus produtos, fornecendo informações detalhadas sobre cada ingrediente. Essa abordagem ajuda os consumidores a compreenderem o que estão utilizando na sua pele, evitando substâncias potencialmente prejudiciais como parabenos, sulfatos, fragrâncias sintéticas, entre outras.

  • Você sabia que a Noorskin tem uma no list? Descubra quais são os ingredientes que não fazem parte dos nossos cosméticos.

Alta performance e comprovação científica

Além de seguros para a saúde humana e para a natureza, os produtos cleanical não abrem mão da eficácia. Formulados com ingredientes que possuem estudos científicos quanto aos seus benefícios para a pele, como ácido hialurônico, niacinamida e pós-bióticos, esses produtos também contam com testes e estudos clínicos que comprovam a sua alta performance.

Isso, porque há uma preocupação com oferecer aos consumidores resultados reais desses cosméticos no que se refere ao atendimento de necessidades específicas, como hidratação, uniformização do tom da pele e redução de linhas de expressão.

Sustentabilidade

A tendência cleanical também está alinhada à busca por práticas sustentáveis. Isso inclui o uso de embalagens recicláveis, a produção com menor impacto ambiental e a escolha de ingredientes de fontes renováveis e que causem menos danos à natureza quando descartados.

Um exemplo é a não utilização de microplásticos, substâncias muito comuns nos esfoliantes para o rosto e para o corpo, que podem impactar a vida marinha, a fauna e a flora, além de afetar a saúde humana.

Foco no consumo consciente

Os consumidores que aderem ao consumo consciente estão empenhados em fazer escolhas mais conscientes para si e para o ambiente em que vivem. Isso inclui priorizar marcas comprometidas com a segurança, a sustentabilidade e a transparência, além de reduzir o desperdício ao optar por produtos que realmente funcionam.

Como identificar produtos cleanical no mercado?

Para encontrar produtos cleanical (de verdade), é essencial observar alguns pontos:

Leitura dos rótulos

É importante ler os rótulos dos cosméticos e produtos de cuidados pessoais com atenção. Algumas informações estão em destaque, como “livre de parabenos”, mas outras constam apenas na lista de ingredientes. Nesse sentido é importante evitar produtos que contenham substâncias nocivas à saúde, como parabenos, ftalatos, sulfatos, silicones, fragrâncias, microplásticos e outras, assim como aqueles testados em animais.

Certificações e selos fazem a diferença

Certificações e selos de terceiros presentes nas embalagens representam uma maneira fácil de observar se determinado produto é limpo e sustentável de verdade, pois atestam a qualidade dos ingredientes utilizados e o seu compromisso com o consumidor e o meio ambiente.

Nesse sentido, é possível contar com o trabalho de organizações com o Environmental Working Group – EWG, que reúne diversas iniciativas e ferramentas para disponibilizar conhecimento e informações relevantes para quem deseja fazer escolhas mais conscientes. Uma delas é o selo EWG Verified™, conferido a cosméticos e produtos de cuidados pessoais após uma rigorosa avaliação quanto à segurança de cada um dos ingredientes utilizados na formulação. 

Ainda, certificações como cruelty-free e orgânicos, além de testes dermatológicos, são bons indicativos de que o produto segue os princípios cleanical.

Tecnologia como aliada

Como no Brasil ainda não existe um órgão oficial que classifique se um produto é limpo ou não, algumas fontes de pesquisa podem ser grandes aliadas para facilitar as escolhas diárias. 

Entre elas estão as listas de ingredientes proibidos em determinados países, como os da União Europeia, o Japão e mesmo o Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa possui uma lista atualizada em 2021, em que proíbe o uso de 1.404 ingredientes em perfumes e cosméticos. 

Também existem ferramentas de busca através das quais é possível se fazer uma pesquisa mais rigorosa para avaliar a segurança de marcas, ingredientes e produtos. Alguns exemplos são o Skin Deep®, um site que reúne dados e informações sobre milhares de cosméticos disponíveis no mercado e os classifica de acordo com a sua segurança em relação à saúde humana, e o Think Dirty, um aplicativo que exibe a classificação de produtos de cuidados pessoais e seus ingredientes, classificando-os de acordo com seu potencial tóxico para o organismo.

 Por fim, algumas marcas já se destacam no mercado por adotarem essa tendência. Assim, vale a pena sempre pesquisar e escolher aquelas que têm um histórico de compromisso com segurança, eficácia e sustentabilidade.

Como incorporar produtos cleanical na sua rotina de skincare?

O primeiro passo é incluir opções cleanical na sua rotina, complementando ou renovando seus produtos convencionais. Aqui estão algumas sugestões:

  • limpeza: escolha um gel ou uma espuma facial de limpeza suave, livre de sulfatos e enriquecida com ativos calmantes e capazes de cuidar da pele enquanto limpam profundamente;
  • hidratação: opte por um hidratante facial que entende o que a sua pele precisa de acordo com o biorritmo cutâneo e que contenha ativos com benefícios cientificamente comprovados, como o ácido hialurônico, o esqualano vegetal, a vitamina C, a coenzima Q10, entre outros;
  • proteção solar: prefira um protetor solar que ofereça ampla proteção contra a radiação solar e os efeitos da luz azul e da poluição, e que traga também outros benefícios para a pele, como hidratação e fortalecimento da barreira cutânea;
  • tratamentos específicos: inclua também séruns que combinam ingredientes clean, tecnologias inovadoras e testes clínicos que comprovem seus benefícios específicos para a pele, como hidratação intensa.

Adapte as escolhas de acordo com a sua rotina de cuidados e procure um dermatologista para esclarecer dúvidas e buscar recomendações.

O futuro do skincare: a consolidação do movimento cleanical

O mercado de cuidados com a pele caminha para a consolidação do cleanical como uma evolução do movimento clean beauty, aumentando a oferta de produtos que equilibram segurança, eficácia e sustentabilidade. Dentro desse cenário, o que se pode esperar é cada vez mais:  

  • inovação: desenvolvimento de novas tecnologias e ingredientes que tragam benefícios reais à pele;
  • acessibilidade: oferta de produtos cleanical para diferentes públicos e com diferentes faixas de preço;
  • educação do consumidor: ampla divulgação de informações sobre os benefícios dessa tendência para estimular escolhas mais conscientes.

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Global beauty and personal care trends 2025. Mintel Group, 2025. Disponível em: <https://www.mintel.com/insights/beauty-and-personal-care/beauty-trends/>. Acesso em: 17 de janeiro de 2025.

SHIM J, et al. The clean beauty trend among millennial and generation z consumers: assessing the safety, ethicality, and sustainability attributes of cosmetic products. Sage Journals, 2024. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/21582440241255430>. . Acesso em: 17 de janeiro de 2025.

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