Na verdade, é mais fácil responder “para o que não serve a niacinamida”. Brincadeiras à parte, esse ativo se destaca pela sua multifuncionalidade. Isso porque ele é capaz de hidratar a pele, melhorar a aparência de manchas, minimizar poros dilatados, combater radicais livres, prevenir o envelhecimento, entre outros benefícios, inclusive para peles sensíveis.
Difícil não se apaixonar por ela, não é mesmo? Fique com a gente para saber mais sobre a niacinamida e como inserir esse poderoso ingrediente na sua rotina de skincare.
O que é a niacinamida?
A niacinamida, também conhecida como vitamina B3 ou nicotinamida, é uma vitamina solúvel em água que atua em várias reações enzimáticas das células, incluindo as da pele, assim como na síntese de algumas substâncias fundamentais para a saúde cutânea.
Por atuar em diferentes frentes, não é à toa que ela tem sido objeto de muitos estudos e passou a integrar a formulação de cosméticos, como cremes faciais, séruns, tônicos, entre outros produtos.
Como ela atua na pele?
Seus benefícios estão relacionados à forma como atua na pele. Depois de aplicada topicamente, a niacinamida contribui para a síntese de ceramidas e ácidos graxos, dois componentes fundamentais para manter a integridade da barreira cutânea.
Além disso, ela ajuda na produção de enzimas chamadas Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo – NADH e de seu derivado de fosfato NADPH, que desempenham um papel central na produção de energia celular e na formação dos lipídios protetores.
Com o passar dos anos, essas enzimas diminuem naturalmente no organismo e, por isso, a niacinamida é tão importante para preservá-las e para defender a pele contra fatores que podem acelerar o envelhecimento.
Para que serve a niacinamida?
É devido a essa versatilidade que a niacinamida possui diversos benefícios, os quais vamos aprofundar a seguir.
Hidratar
Como já vimos, a niacinamida aumenta a produção de ceramidas e ácidos graxos na pele. Essas substâncias se unem às células do estrato córneo (camada visível da pele) e formam o filme ou manto hidrolipídico.
É a famosa barreira cutânea de que tanto falamos aqui no blog. Além da função de proteger a pele contra a entrada de bactérias e fungos “do mal”, essa camada evita a perda de água, mantendo a sua hidratação natural e evitando aquela sensação de pele repuxada ou reações como vermelhidão, coceira e ardência.
Regular a oleosidade
O uso tópico de niacinamida pode ser uma boa alternativa para quem sofre com acne. Um estudo realizado no Japão e nos Estados Unidos demonstrou que a substância ajuda a reduzir a produção de sebo, fator que contribui para a melhora da acne e para minimizar a dilatação dos poros.
Devido às suas propriedades hidratantes e anti-inflamatórias, a niacinamida também atua como uma aliada de quem tem peles mais sensíveis ou ressecadas e, ainda assim, sofre com erupções cutâneas. É uma excelente alternativa para quem busca melhorar a aparência da pele, sem irritações.
Uniformizar o tom e iluminar a pele
Outro benefício da niacinamida é reduzir a aparência de manchas causadas por hiperpigmentação ou melasma, deixando a pele mais uniforme e brilhante. Ainda, é uma excelente opção para quem tem a pele mais sensível ou é gestante e precisa evitar o uso de retinoides tópicos ou hidroquinona, por exemplo.
Os retinoides são usados principalmente no tratamento da acne e em produtos antienvelhecimento, enquanto a hidroquinona costuma ser a primeira opção no tratamento de manchas. No entanto, a exposição a esses ativos pode representar um risco ao bebê devido a sua alta concentração nos cosméticos ou a sua absorção em grande quantidade pela pele.
- Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo sobre cosméticos para gestantes.
Em um estudo duplo-cego, realizado com 27 pacientes com melasma, a niacinamida foi comparada à hidroquinona no tratamento dessa condição e demonstrou ser tão eficaz quanto, além de ser muito segura. Isso se deve a suas propriedades anti-inflamatórias e a sua capacidade de reduzir a transferência de melanossomas (responsáveis por definir as diferenças de coloração da pele).
Prevenir o envelhecimento
A niacinamida não apenas reduz a aparência de rugas e linhas finas, como também contribui para aumentar a elasticidade da pele. Isso acontece, pois ela estimula a produção de colágeno e outras proteínas responsáveis por manter a pele mais firme e com aparência jovem.
Por ser bem tolerada pela pele e compatível com outros ativos, a substância é considerada uma boa opção para uso diário por meio de cosméticos.
Combater os radicais livres
Sim, a niacinamida também possui propriedades antioxidantes que ajudam a pele a se proteger de agentes nocivos, como a radiação UV, e de poluentes ambientais. Mais que isso, é capaz de inibir processos oxidativos, como a oxidação de proteínas, glicação e reação de Maillard, que podem causar o amarelamento da pele.
Reduzir a sensibilidade
Peles sensíveis costumam apresentar irritação, descamação, vermelhidão ou mesmo condições inflamatórias, como a rosácea, principalmente devido ao enfraquecimento da barreira cutânea. Quando isso acontece, a perda de água costuma ser maior, assim como o acesso a agentes nocivos que causam danos à saúde da pele.
Nesse sentido, o uso tópico da niacinamida pode ajudar a melhorar e fortalecer essa função de barreira, reduzindo a gravidade de sintomas como eritemas (manchas vermelhas na pele), ressecamento e lesões inflamatórias.
Quem pode usar?
Com tantos benefícios, o uso tópico da niacinamida costuma ser bem tolerado em todos os tipos de pele.
Algumas pessoas, no entanto, podem apresentar uma sensibilidade maior ao ingrediente e ter reações, entre elas o rubor facial. Por isso, o mais recomendado é usar produtos que contenham a niacinamida purificada, que apresenta menor percentual de ácido nicotínico e contribui para amenizar esse tipo de reação.
Ainda, é importante consultar sempre seu médico dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer substância. Com a ajuda de um profissional, fica mais fácil entender o estado da sua pele, identificar o que ela precisa e qual é a melhor forma de ela ser tratada.
Como usar niacinamida no rosto?
A niacinamida pode ser facilmente inserida na sua rotina de cuidados com a pele, tanto pela manhã quanto à noite. Para isso, basta escolher produtos que contenham o ativo, como séruns e hidratantes faciais, e aplicá-los durante o seu skincare.
A niacinamida pode ser combinada a outros ingredientes?
Outro ponto forte desse ativo é que ele pode ser combinado a vários ingredientes que, dependendo do que sua pele precisa, potencializam ainda mais seus efeitos. Algumas combinações que podem ser interessantes são:
- niacinamida + pantenol: previnem o ressecamento e acentuam a hidratação, tornando a pele mais macia e flexível;
- niacinamida + probióticos: fortalecem as defesas da pele contra infecções causadas por microrganismos patogênicos;
- niacinamida + ácido hialurônico: promovem mais hidratação, suavizam linhas de expressão e melhoram a textura, aumentando a elasticidade, flexibilidade e luminosidade da pele.
Ainda nesse sentido, a boa notícia é que já existem fórmulas inteligentes que combinam esses e outros ativos em um único produto. Conhecidos por sua multifuncionalidade, esses cosméticos são capazes de trazer diversos benefícios para a saúde da pele, além de otimizar a rotina de cuidados.
Para você que gosta de ingredientes versáteis e multifuncionais como a niacinamida, que tal conhecer outro ativo poderoso para sua rotina diária de cuidados com a pele? Estamos falando do ácido hialurônico para o rosto. Mais do que um efeito preenchedor, essa substância traz diversos benefícios e pode fazer mais pela sua pele do que você imagina. Continue a leitura no artigo “Ácido hialurônico para o rosto: benefícios e como usar”.
SEONG-MIN, Jo, et. al. Mimic of the Cellular Antioxidant Defense System for a Sustainable Regeneration of Nicotinamide Adenine Dinucleotide (NAD). ACS Applied Materials & Interfaces. Volume 12, 2020. Disponível em: <https://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acsami.0c05588>. Acesso em: 07 de junho de 2023.
ZOE, Diana Drealos, et.al. The effect of 2% niacinamide on facial sebum production. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 2006. Disponível: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14764170600717704>. Acesso em: 07 de junho de 2023.
NAVARRETE-SOLÍS, J, et.al. A Double-Blind, Randomized Clinical Trial of Niacinamide 4% versus Hydroquinone 4% in the Treatment of Melasma. Dermatol Res Pract, 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3142702/>. Acesso em: 07 de junho de 2023.
Zhen AX, Piao MJ, Kang KA, Fernando PDSM, Kang HK, Koh YS, Yi JM, Hyun JW. Niacinamide Protects Skin Cells from Oxidative Stress Induced by Particulate Matter. Biomol Ther (Seoul), 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31272139/>. Acesso em: 07 de junho de 2023.