Você consegue perceber o quanto aprendemos só observando nossas mães? Crescer vendo como elas cuidam da pele pode ser um bom estímulo para seguir seus passos e vivenciar momentos semelhantes de autocuidado.
Acompanhe algumas histórias nas quais a pele conectou mães e filhos e que refletem na rotina de skincare deles até hoje.
Onde tudo começa
Muito antes de fazermos o nosso próprio skincare, era a nossa mãe que cuidava da nossa pele. Ainda bebê, desenvolvemos a nossa sensibilidade aos estímulos do mundo e o primeiro sentido desperto é o tato, através do qual sentimos o toque na nossa pele e experimentamos a segurança transmitida pelo carinho e pelo amor recebidos.
Conforme crescemos e vamos adquirindo outras necessidades, nossos cuidados vão mudando e é sempre reconfortante termos nossa mãe para nos guiar nesse processo. Afinal, é recebendo o cuidado de quem nos ama que vamos aprendendo a nos cuidar.
Elas mostram o caminho
Ao chegar na puberdade, a nossa pele começa a passar por intensos processos de mudança. Surge uma outra maneira de se relacionar com o mundo, mais autônoma, e o cuidado recebido vai dando espaço ao autocuidado. É nesse período que a pele vai assumindo novas texturas, podendo passar por quadros inflamatórios, como é o caso da acne.
Foi assim com o Iago, que teve o apoio da sua mãe Mirian para encontrar uma dermatologista que lhe ajudasse no auge da sua puberdade, “quem percebeu meu sofrimento, me instruiu e me levou à dermatologista, foi a minha mãe.”
Hoje, Iago conta que cuidar da sua pele e ter uma rotina de skincare é parte do seu processo de cuidar da saúde. Ele acredita que a responsável por isso foi sua mãe,
“Foi ela quem me ajudou e me deu conhecimento para estruturar a rotina nesse sentido, de aprender a olhar a pele. Saber olhar o que a pele precisa e perceber que algumas coisas que você sente em relação a ela tem como resolver.”
Trocas entre mãe e filho além da pele
Um ponto de conexão, é assim que Iago enxerga o skincare na sua relação com a sua mãe. Tanto que eles reservam um momento de selfcare juntos na semana. Nesse dia eles jantam juntos, cuidam da pele e a mãe faz carinho nas costas do filho enquanto conversam sobre qualquer assunto, um momento de cuidado em que desfrutam da companhia um do outro. “A gente gosta de conversar e é sempre interessante saber as opiniões dela”, conta ele.
Assim, através dos cuidados com a pele, a relação mãe e filho ganha mais um elo. No momento de limpar e hidratar o rosto vem a conversa do que aconteceu no dia, aparecem dilemas e o aconchego carinhoso da mãe se mostra, ao mesmo tempo que algumas dicas para perceber a pele e como cuidar dela.
Skincare, uma conversa sobre amor-próprio
É no cuidado do dia a dia, em situações que nem sempre percebemos, que o amor está presente. Para Marina, filha da Alessandra, o skincare sempre foi um momento no qual a sua mãe lhe ensinava sobre cuidar da pele e sobre amor-próprio,
“ela conversava comigo sobre autocuidado e amor-próprio, sempre explicando que uma coisa não estava isolada da outra, que era um conjunto. Por isso que hoje eu busco equilibrar esses cuidados, por acreditar e entender que estão conectados.”
“Eu ia vendo ela fazer, eu via a pele dela bonita e queria imitar e foi assim que ganhei meu primeiro creme para o rosto”, conta Marina, que antes mesmo de entrar na puberdade já gostava de passar hidratantes tanto pela textura dos produtos quanto pela admiração à mãe, em quem se espelha até hoje.
Uma luz que reflete
A verdade é que Marina não tinha a consciência da importância de hidratar a pele naquele tempo, mas sabia que aqueles produtinhos que a mãe passava diariamente tinham a ver com uma aparência mais iluminada e com um momento no qual a mãe se sentia bem, relaxada e que faziam parte daquela conversa sobre amor-próprio.
Hoje, ela sabe que uma pele hidratada é essencial para mantê-la saudável, macia e iluminada (como a da sua mãe). Também, ela entende que cuidar da pele é uma prática de autocuidado, a qual não abre mão.
Dicas de mãe para filha
Esses momentos de compartilhar intimidades são genuinamente especiais, pois são através deles que os ensinamentos são passados, desde o conceito de amor-próprio até dicas de um creme que hidrata verdadeiramente a pele no inverno, ou um gel de limpeza perfeito que não resseca a pele.
Marina sabe que todas as dicas da sua mãe são demonstrações de cuidado e de amor, e foram elas que a ajudaram a estar mais atenta com o seu bem-estar nos dias de hoje.
Uma nova fase de cuidados com a pele
Ensinar a cuidar da pele e dicas para o skincare estão entre os “conhecimentos de mãe” que podem ser passados de geração em geração. São eles que nos guiam quando começamos a caminhada do autocuidado.
Quando estamos mais maduros, uma nova fase pode surgir: a de cuidar da pele com quem sempre cuidou da gente. Para isso, vale apresentar novas marcas de cosméticos para elas, novos produtos com ativos poderosos, combinar um momento de autocuidado juntos e fortalecer ainda mais a conexão entre mãe e filhos.
Afinal, o amor se manifesta de muitas formas e a manutenção dele pode acontecer nesses momentos mais simples do dia a dia. São nos pequenos rituais do cotidiano que regamos essas relações.
Se você não tem um ritual de skincare com sua mãe, que tal criar um? A Noorskin te ajuda.
*Todos os personagens dessa matéria são reais e compartilharam gentilmente suas vivências. A Noorskin agradece por cada relato e deseja que esse amor seja luz.