Skincare trends: o que esperar do mercado da beleza em 2025?

Mind, Skin
Atualizado em 17.03.2025 | Postado em 10.01.2025
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Descubra quais são as 3 principais tendências de cuidados com a pele para ficar de olho em 2025 e como elas podem influenciar na escolha dos seus cosméticos.

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Uma das formas de acompanhar as novidades para skincare e bodycare é conhecer as tendências do mercado da beleza.

A ascensão de alguns comportamentos, somada às mudanças tecnológicas, econômicas, sociais, ambientais, entre outras, influencia o desenvolvimento de novos cosméticos. De modo geral, as tendências ditam o que o mercado deve levar em consideração para atender às necessidades dos consumidores e apresentar novidades para os cuidados com a pele.

Com base nisso, destacamos as 3 skincare trends 2025, de acordo com relatório publicado pela Mintel, considerada uma das principais agências de inteligência de mercado do mundo. Vamos conferir o que vem por aí?

1. (Meu) Conhecimento é poder

Consumidores cada vez mais informados e empoderados estão impulsionando o mercado da beleza. Além de priorizarem a eficácia funcional e o conhecimento sobre os ingredientes que colocam na pele, eles tendem a combinar a criatividade e a utilização de novas ferramentas para criar experiências ultrapersonalizadas.

Como resultados teremos rotinas de cuidados mais inteligentes e escolhas bem informadas por parte dos consumidores, que irão prestar mais atenção à segurança dos ingredientes. Não apenas para o corpo, mas também em relação ao meio ambiente. 

Já, por parte da indústria da beleza, as inovações devem estar mais integradas à tecnologia, com produtos que ofereçam resultados reais e perceptíveis, serviços personalizados e até mesmo informações em tempo real sobre as necessidades da pele. Isso pode envolver dispositivos ou aplicativos que realizam análises instantâneas, óculos de realidade aumentada, influenciadores virtuais gerados por inteligência artificial e muito mais.

Dados globais que ilustram essas tendências

Cleanical: beleza limpa e clinicamente comprovada

Nesse contexto, o conceito de clean beauty ou “beleza limpa” estabelecido há algum tempo pode dar espaço a um novo termo: o cleanical. A tendência cleanical representa uma evolução significativa no mercado de cosméticos, combinando o melhor de dois mundos: a pureza dos ingredientes “limpos” e a eficácia dos ativos clínicos.

Essa fusão de conceitos (clean + clinical) também é uma resposta ao comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes e exigentes em relação à qualidade dos ativos, à necessidade de produtos multifuncionais que simplifiquem as rotinas de cuidados e à preocupação com a natureza.

Certificações e cosméticos seguros

Como o mercado da beleza possui uma variedade enorme de produtos e ativos que muitas vezes não são fáceis de identificar na lista de ingredientes, iniciativas que auxiliem os consumidores a fazerem escolhas seguras e conscientes, promovendo saúde e um ambiente mais equilibrado e saudável, devem permanecer em alta.

Alguns exemplos nesse sentido são as ações promovidas pela Environmental Working Group. Entre elas estão o EWG Verified™, um selo que certifica cosméticos e produtos de cuidado pessoal livres de substâncias nocivas, e o Skin Deep®, um serviço da EWG com milhares de informações sobre produtos, marcas e ingredientes disponíveis no mercado e classificados de acordo com a sua segurança em relação à saúde humana e ao meio ambiente.

2.  Mudando a maré 

Com os efeitos das mudanças climáticas se tornando mais presentes, a sustentabilidade deixa de ser uma opção e se torna uma expectativa básica. Além de soluções de alto desempenho, os consumidores passam a exigir soluções de beleza que priorizem a responsabilidade ambiental.

Alta performance com mínimo impacto ambiental

Esse movimento destaca a importância das marcas equilibrarem educação e práticas sustentáveis com tecnologia de ponta, mantendo a eficácia dos seus produtos. Algumas inovações que podem surgir nesse cenário são:

  • técnicas como bio-farming e de agricultura avançada para reaproveitar ingredientes, transformando resíduos em recursos valiosos, além de produzir ativos biossintéticos com impacto ambiental mínimo;
  • parcerias entre empresas para desenvolver produtos com desperdício zero;
  • legislações mais rigorosas para redução das emissões de carbono;
  • valorização e apoio à produção e à comunidades locais;
  • desenvolvimento de produtos para climas extremos e, no futuro, produtos que se adaptem em tempo real às mudanças ambientais e fisiológicas.

Já imaginou um desodorante que libera moléculas neutralizadoras de odores com base na temperatura corporal? Esse tipo de produto pode se tornar realidade e oferecerá uma experiência altamente personalizada, combinando tecnologia e natureza. 

O que mais os consumidores esperam das marcas

 3. Pense devagar, aja rápido

Em contraponto ao ritmo acelerado do mundo, está surgindo uma abordagem mais tranquila e consciente em relação aos cuidados com a pele. O maior entendimento sobre as causas do envelhecimento, como a exposição solar e os fatores ambientais, aliado ao conceito de longevidade, chama a atenção para a importância de serem adotadas rotinas preventivas desde cedo.

Outro ponto é a saúde mental. Em 2025, um movimento similar ao comfort food deve abraçar o mundo da beleza com ênfase no conforto e no bem-estar emocional. Os destaques aqui são ingredientes, texturas e produtos que promovam experiências sensoriais e nostálgicas ao mesmo tempo em que acalmam e nutrem a pele.

Tendências e dados relevantes

Assim, em curto prazo o que se espera é:

  • um crescimento gradual da conexão entre beleza e bem-estar, unindo saúde mental e cuidados com a pele;
  • produtos com texturas aveludadas e fragrâncias naturais, que promovam sensações de tranquilidade e relaxamento durante a rotina de cuidados;
  • credibilidade científica, com empresas destacando a eficácia dos seus produtos por meio de testes clínicos e ingredientes inovadores. 

Mindful skincare routine

Dentro dessa tendência, é possível praticar o mindful skincare routine, ou mindfulness skincare, conceito que reúne duas técnicas principais: a atenção plena e os cuidados com a pele. 

Desacelerar e acalmar a mente após um dia corrido ou com momentos estressantes, somado a uma experiência que instiga os sentidos, como massagear a pele gentilmente, sentir a textura dos produtos e ter consciência do momento presente, leva a uma sensação de relaxamento e bem-estar. É um dos caminhos para manter a mente tranquila, um corpo em equilíbrio e uma pele com mais saúde.

Well-aging

Outro conceito relacionado a essa tendência é o well-aging ou “envelhecer bem”. Essa visão positiva em relação ao envelhecimento reconhece a importância da prevenção, por meio de hábitos saudáveis, nutrição adequada e respeito a si mesmo, como fator-chave para a longevidade e a saúde da pele, da mente e do corpo.

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Global beauty and personal care trends 2025. Mintel Group, 2025. Disponível em: <https://www.mintel.com/insights/beauty-and-personal-care/beauty-trends/>. Acesso em: 10 de dezembro de 2024.

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