Tipos de pele x estados da pele
Com certeza você já ouviu falar sobre os tipos de pele:
- Normal: é uma pele com aparência mais equilibrada, pois costuma produzir sebo de forma regular, sem apresentar excesso de brilho ou sinais de ressecamento. Também, geralmente, os poros são pequenos e pouco visíveis.
- Seca: normalmente, é um tipo de pele que produz pouco sebo e perde água com facilidade. Tem tendência a descamar e apresentar vermelhidão, além de ser mais opaca e áspera. Também, pode ser mais propensa ao surgimento de rugas e fissuras.
- Oleosa: costuma produzir sebo em excesso. A pele oleosa é brilhante, espessa e com poros dilatados. É bastante comum apresentar tendência à acne, cravos e espinhas.
- Mista: quem tem pele mista, geralmente, lida com características da pele oleosa na “zona T” (testa, nariz e queixo) e da pele seca nas bochechas.
Essa percepção dos tipos de pele é amplamente conhecida e costuma ser o primeiro fator a ser definido quando se decide iniciar uma rotina de skincare. No entanto, quando se trata de produtos para a pele, é fundamental considerar o estado em que ela se encontra e o que pode ser feito para ajudar a restabelecer seu equilíbrio natural, de forma eficiente, gentil e segura.
Quer bons exemplos? Uma pele pode ser oleosa (tipo) e estar desidratada (estado) ou ser normal (tipo) e estar sensível (estado). Os estados da pele são condições que podem ser desencadeadas diversas vezes ao longo da vida. Isso, porque a pele é um órgão complexo que tem a capacidade de responder tanto a fatores internos (hormônios, estresse) como fatores externos (radiação UV, poluição, clima…).
Devido a essa complexidade, a manutenção da integridade e resiliência cutânea é algo que deve ser alcançado. Por isso, identificar “o estado da pele” é a melhor forma de saber o que ela precisa e fazer boas escolhas para sua rotina de cuidados.
Conheça os principais estados da pele
Os estados da pele são condições que podem ser tratadas e costumam ser temporárias, principalmente quando acompanhadas por profissionais especializados e com o uso de produtos adequados. Entre as mais comuns estão:
Acne
Acne é uma condição inflamatória da pele, que pode estar associada a uma série de fatores. Embora seja mais comum na adolescência, pode surgir em qualquer fase da vida. Nesse estado, ocorre uma maior produção de queratina nos folículos e de sebo que, em contato com as células mortas da pele, obstrui os poros formando o que nós conhecemos como cravos e espinhas. Mais comum no rosto, a acne também pode surgir no pescoço, costas, peito e ombros.
Rosácea
A rosácea também é uma condição inflamatória. Ela compromete os vasos sanguíneos e ocorre principalmente no rosto. É caracterizada pela vermelhidão da pele, especialmente no nariz e nas bochechas, sensação de calor e queimação, surgimento de vasinhos no local ou bolinhas parecidas com espinhas. É mais recorrente em mulheres mais maduras e com a pele clara.
Sensível/Irritada
A sensibilidade da pele pode surgir em qualquer momento da vida e resultar de diversos fatores que impactam na integridade da barreira cutânea. Quando esse escudo protetor é rompido, nossa pele fica vulnerável à penetração de microrganismos patogênicos, alérgenos, ao desequilíbrio do pH (importante para a manutenção do microbioma cutâneo) e à desidratação.
Com a barreira danificada, a pele pode apresentar sinais de irritação, descamação, hipersensibilidade, sensação de repuxamento (comum na desidratação), além do aumento de reações inflamatórias, como coceira, vermelhidão e ardência.
Desidratada
A desidratação cutânea é uma condição causada pela diminuição ou falta de água na pele, especialmente na superfície, também conhecida como estrato córneo. Por isso, é importante não confundir hidratação (quantidade de água na pele) com oleosidade (produção de sebo). Ou seja, uma pele pode ser oleosa e estar desidratada ao mesmo tempo.
Assim como a pele sensível, costuma apresentar sensação de repuxamento, vermelhidão, descamação, linhas finas e perda do viço.
Envelhecida
O envelhecimento da pele é um processo natural e influenciado por hábitos diários. No entanto, é possível envelhecer de forma saudável. Assim, quando falamos em pele envelhecida, estamos nos referindo ao estado em que esse processo é considerado precoce e agravado por fatores internos e externos, como a exposição à radiação solar e alimentação pobre em nutrientes.
Essa condição é caracterizada pelo surgimento de rugas e linhas de expressão, redução na elasticidade e firmeza e perda de luminosidade e do contorno facial. A pele também se torna mais frágil, podendo surgir manchas e descamação.
Fatores que influenciam o estado da pele
Diversas são as razões que podem alterar os estados da pele. Por isso a importância de se perceber e observar quais hábitos, mudanças, cuidados (ou falta de) podem estar contribuindo para esse resultado.
Ciclo circadiano
Você sabia que a pele possui um biorritmo próprio e adapta suas funções fisiológicas de acordo com o período do dia e a exposição à luz? Sim, é o ciclo circadiano da pele. Ele influencia a perda de água através da pele, vascularização, temperatura e produção de queratina, entre outras coisas.
Quando compreendemos o seu funcionamento rítmico fica mais fácil entender os cuidados que a pele precisa em cada momento do dia e a importância de manter uma rotina de skincare, bem como escolher produtos que contribuam para a manutenção do seu equilíbrio e beleza natural.
Exposição a fatores externos
Por revestir todo o corpo, a pele funciona como uma barreira física e, por isso, está exposta diariamente aos efeitos de fatores ambientais, como oscilações no clima (calor, frio, vento), poluição e radiação solar.
Todos eles atuam diretamente sobre ela e podem desencadear alterações em seu estado, principalmente devido à ação dos radicais livres, que podem provocar o estresse oxidativo nas células cutâneas. Por essa razão, é importante aumentar a proteção antioxidante da pele durante o dia.
Alimentação
Uma alimentação equilibrada contribui para a saúde do corpo como um todo, inclusive da pele. Logo, é importante consumir alimentos mais saudáveis e evitar o excesso de gorduras trans e saturadas, açúcar e bebidas alcoólicas.
Segundo pesquisas, o consumo do açúcar, por exemplo, está relacionado ao envelhecimento precoce. Já outros estudos, evidenciam os benefícios dos carotenoides para a saúde da pele, especialmente em relação aos seus efeitos fotoprotetores e benéficos na prevenção e melhora dos sinais de envelhecimento (manchas, textura, elasticidade, rugas e hidratação).
Tabagismo
O hábito de fumar pode modificar a espessura da cútis e aumentar a pigmentação da pele, ambos fatores influenciados de forma negativa e proporcional aos anos de tabagismo. Além da pigmentação dos lábios e gengiva, estudos também mostram uma correlação entre o fumo e o envelhecimento da pele.
Hidratação
A água contribui para manter a integridade da barreira cutânea, aumentar a hidratação e a elasticidade da pele. Por isso, quando está desidratada, a pele perde sua capacidade de defesa, tornando-se alvo fácil para irritações e infecções, além de descamar com mais facilidade e perder o viço.
Para evitar a perda ou diminuição de água nas camadas da pele, procure:
- beber água todos os dias, de acordo com a quantidade recomendada para a sua realidade (peso, altura, idade, prática de atividade física, entre outros);
- usar produtos com ingredientes que não agridam a barreira cutânea;
- usar protetor solar diariamente, evitando sempre que possível exposição solar excessiva;
- manter um estilo de vida saudável (alimentação equilibrada, exercícios físicos, boas noites de sono, controle do estresse, rotina de skincare, entre outros).
Alterações hormonais
Durante a adolescência, o ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa, o nosso corpo passa por diversas alterações hormonais. Além de mudanças comportamentais, elas também são responsáveis por mudanças físicas, sendo o estado da pele uma delas.
Por essas oscilações, é comum ter acne na puberdade, manchas na pele (melasmas) durante a gestação, entre outras condições em diferentes fases da vida. Além disso, o uso de hormônios, como os anticoncepcionais, podem influenciar o aspecto hormonal da acne.
Estresse
Há estudos que relacionam o estresse crônico a alterações nos estados da pele, como o envelhecimento precoce e o surgimento de acne, além de afetar quadros de psoríase, dermatite atópica e urticária.
Como entender o que sua pele precisa
- Preste atenção ao momento da sua pele. Aproveite para fazer uma pausa e perceber como ela está: ressecada, desidratada, com excesso de oleosidade ou irritada.
- Observe seu estilo de vida. Identifique quais fatores podem estar influenciando o estado da sua pele e o que você pode fazer para melhorá-la e ter mais saúde.
- Estabeleça uma rotina de skincare. Seguir um passo a passo de cuidados diários irá trazer mais conhecimento sobre a sua pele e o que ela precisa durante o dia e à noite.
- Procure ajuda de profissionais capacitados. Eles podem te orientar quanto ao estado da sua pele e indicar produtos e tratamentos adequados para cada momento.
- Escolha produtos que atuam a favor da saúde. Fórmulas eficientes que entregam resultados ao mesmo tempo em que cuidam da integridade da pele, contendo ingredientes mais seguros e que não contribuem para o aumento da carga tóxica no organismo.
Como agem os produtos indicados para todos os tipos de pele?
Existem produtos com fórmulas inteligentes capazes de nutrir a pele com o que ela precisa e otimizar os processos metabólicos, restabelecendo a sua resiliência natural e a integridade, independente do seu tipo.
A premissa desses produtos, que são pensados para todos os tipos de pele e feitos com alta qualidade e tecnologia, é respeitar as características naturais que uma pele precisa ter para estar saudável, além de entregar os melhores nutrientes para que, assim, ela encontre o seu equilíbrio.
Logo, um produto desenvolvido para todos os tipos de pele sempre estará atento à proteção e ao incentivo da sua fisiologia natural. Ele vai cuidar da função de barreira e de todas as camadas da pele, além de promover saúde, equilíbrio e resiliência cutânea.
Por isso a importância de compreender o estado da sua pele. Assim, fica mais fácil entender o que ela precisa e buscar por produtos assim, que cuidam, tratam e respeitam a sua natureza.