Ter a consciência que envelhecer faz parte desta maravilha que é viver é o primeiro passo para encarar o assunto com empatia e bem-estar. Quando nos mantemos saudáveis durante o passar dos anos, podemos experienciar esse caminho melhor, agir a favor das respostas naturais do nosso corpo e da nossa pele e prevenir sinais de envelhecimento. Essa é a proposta do well-aging, um conceito para envelhecer com saúde, beleza e consciência.
O que é well-aging?
Well-aging significa “envelhecer bem”. É um termo que vem acompanhando as tendências de saúde e beleza e que está conectado com prevenção, hábitos saudáveis, nutrição adequada e com um olhar de aceitação e respeito para si.
É uma visão positiva e consciente para o envelhecimento, um processo tão natural, mas que ainda encontra barreiras quando é o assunto da vez. Ainda, envolve princípios de um envelhecimento bem-sucedido, como se reconhecer, aceitar a passagem do tempo e lidar com ela da melhor forma possível.
Well-aging no skincare
No skincare, o well-aging destaca a saúde, a resiliência e a beleza natural da pele diante do avanço da idade. A proposta é nutrir, reparar e proteger a pele, sentindo-se bem com ela ao longo da vida, além de manter hábitos saudáveis na rotina, que interferem na longevidade e na saúde cutânea.
O conceito reforça que uma pele bonita vem de uma pele saudável, e não necessariamente de uma pele perfeita.
Tendências mundiais
Uma publicação da in-cosmetics Connect destacou 3 tendências mundiais relacionadas ao envelhecimento e aos cuidados com a pele dos anos 80 até os dias atuais. Acompanhe a timeline:
- Anos 80 e 90 – Anti-aging: os cuidados com o corpo eram direcionados para combater o envelhecimento e aparentar ser o mais jovem possível. Foi nessa época que surgiram as combinações de protetores solares com hidratantes, cremes antirrugas e tecnologias para estimular biomarcadores associadas a resultados anti-idade. É um conceito que se posiciona contra o avanço do tempo e de algo natural, que é envelhecer.
- 2010 – Pro-aging: em contrapartida ao anti-aging, um movimento a favor da idade começa a “pipocar” e coloca a pele real em foco. Pro-aging está relacionado ao “envelhecimento positivo” ao aceitar os fatores cronológicos e biológicos percebidos na pele e se sentir bem diante deles.
- 2021 – Pre-aging: a publicação traz o termo pre-aging direcionado para a prevenção. Depois de anos de pandemia nos quais a saúde, a higiene e a prevenção foram reforçadas entre os nossos hábitos, esse movimento refletiu também nos cuidados com a pele no sentido de prevenir os sinais do envelhecimento. Também, é associado ao público mais jovem para retardar os primeiros sinais na pele, como manchas solares ou de acne.
Seguindo nesse contexto, podemos dizer que o well-aging soma o bem-estar e uma visão positiva para o envelhecimento no seu conceito, além da prevenção e nutrição adequada para cuidar da pele.
Por que envelhecer bem é importante para a sua pele?
Aqui temos uma via de mão dupla. Cuidar da pele pode ser uma prática que ajuda a envelhecer melhor, assim como os hábitos que nos fazem envelhecer bem são cruciais para a saúde cutânea.
Um estudo feito com idosas no Japão mostrou que os cuidados com a pele podem ajudar a melhorar a autoimagem e a emoção positiva no envelhecimento das mulheres residentes em lares de idosos. Os pesquisadores destacam que a melhora da autoimagem pode estar associada à melhora da saúde mental, além de melhorar a comunicação social e cognitiva nesses indivíduos, levando ao aumento da saúde e da felicidade.
Também, hábitos saudáveis fazem parte das principais recomendações para envelhecer bem, como boas noites de sono, prática regular de atividade física, alimentação balanceada e equilíbrio da saúde mental. Esses hábitos, além de colaborarem com a longevidade, são importantes para manter a pele saudável.
Interesse em envelhecer bem
Perceba como saúde, bem-estar e beleza estão permeando nossos hábitos. Uma publicação da Global Cosmetic Industry destacou o crescimento das rotinas de skincare seguras e mais simples (como o skinimalismo). Também, apresentou o aumento de produtos mais limpos, que contribuem com a saúde, e inclusivos, para momentos e situações específicas. Os produtos direcionados para o bem-estar também foram citados entre os que tiveram crescente interesse, além dos específicos para a pele.
Dicas well-aging para o seu skincare
Nutrir a pele com o que ela precisa
Talvez seja novidade para você, mas sua pele precisa de nutrientes e ativos diferentes conforme o momento em que você está. Por exemplo, a menopausa é marcada por uma fase em que a hidratação merece um reforço. Assim, produtos com ácido hialurônico, pantenol e outros ativos altamente hidratantes são muito bem-vindos para manter a pele em equilíbrio.
- Leia o artigo especial sobre pele na menopausa.
Além disso, a nossa pele tem seu próprio ciclo circadiano, fazendo com que ela tenha necessidades diferentes durante o dia e a noite. Enquanto no período diurno ela precisa de mais hidratação e proteção, no noturno ela está mais propensa a receber nutrição e os ingredientes reparadores são melhor aproveitados.
Respeitar os ciclos e estados da nossa pele e dar a ela a nutrição adequada em cada momento da vida é uma forma de manter a pele saudável e de contribui para um envelhecimento melhor. Alimentação, suplementação e cosméticos com fórmulas inteligentes são ótimas opções para isso.
Proteger a pele do sol, da luz azul e da poluição
Alguns fatores externos prejudicam a saúde do corpo e da nossa pele. A exposição excessiva aos raios solares é uma das situações mais conhecidas por acelerar processos de envelhecimento e causar doenças de pele. Além disso, a poluição e a luz azul emitida por eletrônicos, quando em excesso, também podem prejudicá-la, assim como são situações nocivas à saúde.
- Saiba mais sobre os efeitos da radiação e a poluição na pele.
Por isso, colocar atenção na proteção diária da pele é uma dica importante para mantê-la saudável e prevenir sinais de envelhecimento precoce.
Escolher hidratantes well-aging
Well-aging é uma tendência acompanhada pelo mercado de cosméticos e, por isso, encontramos produtos com essa abordagem para cuidar da pele e envelhecer bem. Fórmulas inteligentes, multifuncionais, que entendem o funcionamento da pele e favorecem a saúde cutânea ganham destaque.
Hidratantes diurnos com ativos potentes, que além de nutrir e hidratar, formam uma camada protetora na pele, ou noturnos, que intensificam o ciclo de reparação celular e hidratam profundamente são alguns exemplos.
Vem conhecer um pouco mais sobre os hidratantes well-aging.
Estebsari, Fatemeh et al. “The Concept of Successful Aging: A Review Article.” Current aging science. 2020.
From Anti-Ageing to Pre-Ageing: The next beauty trend. in-cosmetics Connect, 2021. Disponível em: <https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/pre-ageing-the-next-big-beauty-trend/>. Acesso em: 27 de outubro de 2023.
Nagae, Masumi et al. “Impact of skin care on body image of aging people: A quasi-randomized pilot trial.” Heliyon 2023.
The Beauty Innovatio’r Resourse. Global Cosmetic Industry, 2021.